terça-feira, 9 de outubro de 2012

Dica (ou não) de leitura


Oi meninas,

Há algumas semanas eu finalmente terminei de ler a trilogia de Cinquenta Tons de Cinza, da autora britânica E.L James,publicado no Brasil pela Editora Intrínseca, e não dá pra negar que o livro tem sido o maior fenômeno literário desde, sei lá, Crepúsculo? 
A verdade é que a essa altura não faz diferença se você leu ou não Cinquenta Tons, o fato é que é sucesso, tá na boca do povo e eu li (não me julguem haha!).


Olha eu sei que muita gente detestou, e realmente a autora é principiante (ou sem talento mesmo!), e mesmo o livro sendo cheio de clichês e principalmente recheado de cenas tórridas de sexo,  no geral eu gostei. Como eu já disse eu sou super livre de preconceitos e me senti super à vontade lendo o livro, mas eu tenho 20 anos, e confesso que não gostaria da ideia da minha irmã de 17 lendo. Pra mim, mesmo sendo de uma linguagem fácil (e acredite até meio bobinha!), é preciso maturidade para lê-lo, entender o ponto de vista da autora e porque não "aprender" umas coisinhas (nem que seja para dar uma uma apimentadinha na relação com o boy).

Mesmo com todas as cenas de sexo, pra mim o livro é um romance (cuidado spoilers!), quase como um conto de fadas( moderno off course!), posso até estar exagerando, mas digo conto de fadas porque tem toda aquele açúcar com-mel e um toque de baunilha (pra quem leu o livro, isso não é uma piadinha), ou seja, é um romance água com açúcar MESMO. Na definição de E.L James, o livro é ' uma história de cura pelo amor', no mesmo estilo A Bela e a Fera, no caso entre a bela protagonista Ana Steele (mas nem tão bela assim) e a fera-lindo-sedutor-sexy e perturbado Christian Grey. Então amiga, se você não curte romantismo, provavelmente não irá gostar , porque pelo menos pra mim o erotismo (que tem sido tão comentado) é o pano de fundo para um história de amor. 

Com direito a muito drama , brigas idiotas, frases românticas, antagonistas piradas, momentos de tensão,  de emoção, casamento, flores e corações, os livros serão adaptados para o cinema (com direitos comprados por um valor recorde de US$ 5 milhões pela Universal), e agora também  não se fala em outra coisa. Que ator e atriz viveram o casal protagonista? Quando ainda estava lendo os livros, já ficava imaginando os atores perfeitos para os papéis ( sempre faço isso em minhas leituras!) e para o papel da universitária, doce e inocente (sem sal!) Anastasia Steele eu imagino que a fofa da Alexis Bledel ( eterna Gilmore Girls) seja uma boa pedida (e ela é uma boa atriz!) e para o muso e milionário do Christian Grey só consigo imaginar o lindo do Ryan Gosling (sou apaixonada nele, desde de Diário de uma Paixão!).

O Ryan Goslindo não é unanimidade, porque não é o deus grego da beleza, e muitos dizem que o ator Ian Somerhalder é o preferido pro papel, e Emma Watson tem sido o nome mais comentado do momento para viver a mocinha da história, mas sério, a Emma ainda é muito Hermione para encarar esse filme e o Ian sem dúvidas é lindo, mas não é um bom ator, é claro que no quesito olhão azul+sorriso encantador, ele ganha (assistam Vampire Diaries  e vocês entenderão), mas o Christian Grey é mais, é sedutor, enigmático e charmoso, e para esse filme dar certo a escolha dos atores é fundamental, porque tem o fator sexo sadomasoquista envolvido, ou seja, pode beirar ao pornográfico mesmo, e definitivamente Ryan Gosling é um bom ator e que está em alta em Hollywood atualmente, e pra que não o viu eu recomento Crazy, Stupid, Love pras românticas e Drive para um certa dose de ação. 

E vocês meninas, eu me apeguei a Alexis e Ryan, e vocês? Alguém já leu o livro!? Curtiram?


Nenhum comentário:

Postar um comentário