quinta-feira, 21 de março de 2013

Resenha: Uma curva na estrada

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 303
Avaliação: 


A vida do subxerife Miles Ryan parecia ter chegado ao fim no dia em que sua esposa morreu. Missy tinha sido seu primeiro amor, a namorada de escola que se tornara a companheira de todos os momentos, a mulher sensual que se mostrara uma mãe carinhosa. Uma noite Missy saiu para correr e não voltou. Tinha sido atropelada numa rua perto de casa.

As investigações da polícia nada revelaram. Para Miles, esse fato é duplamente doloroso: além de enfrentar o sofrimento de perder a esposa, ele se culpa por não ter descoberto o motorista que a atropelou e fugiu sem prestar socorro.
Dois anos depois, ele ainda anseia levar o criminoso à justiça. É quando conhece Sarah Andrews. Professora de seu filho, Jonah, ela se mudou de Baltimore para New Bern na expectativa de refazer sua vida após o divórcio. Sarah logo percebe a tristeza nos olhos do aluno e, em seguida, nos do pai dele.

Sarah e Miles começam a se aproximar e, em pouco tempo, estão rindo juntos e apaixonados. Mas nenhum dos dois tem ideia de que um segredo os une e os obrigará a tomar uma decisão difícil  que pode mudar suas vidas para sempre.
****
Sempre gostei bastante dos romances do Nicholas Sparks que normalmente seguem uma "receitinha de bolo" ou seja,  sempre me preparo para muito drama, momentos tão fofos que ficam na minha cabeça por muito tempo, algumas reviravoltas e lágrimas, muitas lágrimas. E surpreendentemente dessa vez ele fugiu um pouco do seu estilo mudando a forma de contar a história, e mesmo não tendo derramado nenhuma lágrima, o livro me provocou uma reflexão tão difícil. Eu consegui me colocar  no lugar dos todos os personagens importantes da trama e no final aprovei as escolhas que eles fizeram. Então apesar da história ser sim muito triste, fiquei feliz e satisfeita com o desfecho.

Confesso que no começo eu não tinha grandes expectativas com Uma curva na estrada, achei que seria mais do mesmo. Mas foi exatamente tudo que eu não esperava, e no bom sentido, me surpreendi muito com a força e honestidade dos personagens. Sparks decidiu contar a história de uma maneira diferente das dos  seus livros, sempre narrados na íntegra em terceira pessoa. Dessa vez a narrativa é alternada em primeira e terceira pessoa, sendo que o narrador em primeira pessoa é um personagem que inicialmente não é apresentado, só sabemos que ele vai contar uma história e que ela envolve ele, Miles Ryan, Missy e Sarah Andrews, e conforme vamos lendo descobrimos que esse narrador atropelou Missy, esposa de Miles há alguns anos atrás. Intercalando, o narrador em terceira pessoa conta a história de amor de Miles e Sarah. Essa forma de contar a história foi excelente,  porque ao mesmo tempo em que eu me apaixonava pelo casal Miles e Sarah, eu fiquei muito curiosa para descobrir quem  tinha atropelado Missy e o que fez ele tomar as decisões que tomou. 

"Portanto, como eu já disse antes, esta é a história de Missy, do mesmo jeito que é a história de Miles e Sarah. E é também a minha história" - pág. 7

A narrativa como sempre nos livros do Nicholas foi fluída e nada cansativa. Li o livro em dois dias e ainda queria mais. Todos os personagens me cativaram, e quando eu digo todos eu incluo o responsável pela morte da Missy, porque mesmo eu não tendo concordado com o fato dele ter fugido do local do acidente, eu pude compreender o que ele fez, porque conforme os fatos foram sendo apresentados e esclarecidos uma pergunta ficava martelando na minha cabeça: "E se fosse eu? Se eu estivesse no lugar dele?". E no final do livro esse mesmo personagem se mostrou uma pessoa de caráter, escolhendo fazer a coisa certa. Ganhou muitos pontos comigo.

Miles Ryan é um homem sofrido, amargurado, triste e que se culpa pela morte da esposa, mas também um homem integro, correto e amável com o filho, o típico mocinho que precisa ser cuidado e de precisa amor, e é isso que a ótima Sarah lhe oferece. Sarah sem dúvidas é a melhor personagem do livro, com atitudes que me surpreenderam e mostraram que ela era uma mulher forte e de caráter que merecia tudo de bom que a vida poderia lhe oferecer. Com certeza a escolha que ela fez em um determinado momento do livro foi muito difícil, não consigo nem imaginar o que eu faria se fosse comigo, mas ela foi forte o suficiente para fazer a escolha certa. A história do amor dois dois me convenceu e em diversos momentos eu me peguei suspirando de amor também hahahahaha. O que me incomodou um pouco na Sarah foi o relacionamento que ela tinha com a mãe, por mais que a mãe dela foi "intrometida" eu achei que a Sarah implicava demais com a coitadinha, que só era preocupada demais como a maioria das mães. 

Destaque também para Jonah e Missy. O garoto é uma graça e de coração puro apesar da perda da mãe e das dificuldades que sofre na escola, o que o deixa com a auto estima um pouco para baixo em alguns momentos. E Missy mesmo nunca estando de fato presente na história, foi fundamental para entendermos tanto Miles quando Jonah e de certa forma se não fosse por ela a história de amor de Sarah e Miles nunca teria acontecido

O final não me surpreendeu muito, porque eu já tinha "suspeitas" de quem era o motorista do carro que atropelou Missy e também já imaginava que a história seria resolvida daquela forma, mas mesmo assim foi um final que me agradou, porque pra mim tudo foi resolvido da melhor maneira (ou talvez a única) que era possível. 
A capa segue o mesmo padrão das publicações dos livros do Sparks pela Editora Arqueiro e eu acho fofo os casais apaixonados na capa. A diagramação é simples, com páginas amareladas, cada capítulo é marcado com uma numeração e os capítulos que são narrados em primeira pessoa são escritos com letra em itálico, que dá uma sensação de escrita em um diário, e os capítulos narrados em terceira pessoa são escritos em letra de forma normal. 

Uma curva na estrada é um história sobre perdão, sobre seguir em frente apesar da dor e sofrimento , sobre aprender a lidar com a dor e com o passado e sobre aprender a dar valor as pessoas e as coisas que realmente importam na vida. Palmas à Nicholas Sparks mais um vez.

"Onde de fato começa um história? Na vida, são raros os inícios bem marcados, aqueles instantes dos quais um dia poderemos dizer :"Foi ali que tudo começou". Mas às vezes o destino cruza nosso caminho e inicia uma sequencia de acontecimentos que levam a um desfecho imprevisível." - pág. 5

3 comentários:

  1. Carol..vim retribuir a visita e já estou seguindo seu blog ;)
    Esse filme parece ser muito bom! Boa dica!
    Beijinhos

    www.foifeitoassim.com

    ResponderExcluir
  2. poxa...
    achei que fosse dizer qual foi o fim...

    ResponderExcluir
  3. Olá Carol muito legal o conteúdo do seu blog gostaria de lhe dar os parabéns de desejar muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e de seus familiares
    Um grande abraço

    ResponderExcluir